Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: De 15/03/2024 a 31/05/2024 os contribuintes devem entregar a Declaração anual de Imposto de Renda.

Estaremos aceitando novos serviços para elaboração do Imposto de Renda (IRPF) somente até 10/05/2024.

Veja a lista de documentos necessários para fazer sua declaração

Documentos para informações gerais:
- RG, CPF e título de eleitor;
- Cópia da última declaração de IR que foi entregue;
- Dados da conta bancária para restituição do Imposto.

Documentos para informar os rendimentos
- Informe de rendimentos de todas as empresas que trabalhou e/ou prestou serviço em 2022;
- Informe de rendimentos de todos os bancos e instituições financeiras em que tem conta corrente, conta poupança e/ou aplicações financeiras;
- Recibo de pagamentos de aluguel ou o informe de rendimentos da imobiliária;
- Para quem sacou o FGTS e recebeu seguro-desemprego, enviar os comprovantes com os rendimentos que estão disponíveis no aplicativo da Caixa ou do GOV.BR;
- Informe de rendimentos do INSS para aposentados e pensionistas. O documentos está disponível no site ou aplicativo "Meu INSS".

Documentos para informar despesas dedutíveis
- Recibos e notas fiscais de gastos om consultas médicas, odontológicas, exames, internações, aparelhos ortopédicos, próteses e despesas com planos de saúde;
- Recibos e notas fiscais de gastos com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou ensino técnico.

Documentos para declarar bens e imóveis
- Se você vendeu ou comprou carro, imóvel ou outros bens de valor no ano passado, deverá providenciar contratos, escrituras, notas fiscais e demais recibos que correspondam à transação.
- Os documentos devem informar nome, CPF ou  CNPJ do comprador e do vendedor, valores da negociação e forma de pagamento;
- Para bens financiados é preciso informar o banco, o montante financiado, o valor da entrada e das prestações;
- Imóveis financiados o quitados:  Providenciar os dados do IPTU.

Demais comprovantes
 - Comprovante  de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia;
- Documentos que comprovem doações e heranças;
- DARFs pagos em operações de ganho de capital;
- DARFs de carnê leão pagos;
- Comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais;
- Informações sobre dívidas (crédito consignado ou empréstimo pessoal).

QUEM PRECISA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA EM 2024?
- Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
- Quem ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano (Ex: Poupança, ação trabalhista);
- Quem obteve em 2023, ganho de capital na venda de bens ou direitos (casa, por exemplo), sujeito à incidência do imposto
- Quem realizou operações na Bolsa de Valores;
- Quem era dono de bens no valor de mais de R$ 300 mil.